Qual a diferença entre Educação formal e informal?

Home » Ensino Fundamental

A educação acontece apenas em alguns momentos específicos da vida ou ocorre sempre? Aquilo que aprendemos na escola é considerado educação formal e informal? E aquilo que aprendemos em casa, na sociedade, trabalho e outras localidades podem ser considerados educação formal ou informal?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Educação formal

A educação formal é um sistema institucionalizado que é cronologicamente graduado, além de ser hierarquicamente estruturado, se estendendo assim da escola primária até a universidade. Vale citar que a educação formal é aquela que começa com a criança na escola aprendendo os itens básicos para o seu saber, como por exemplo, ler escrever, as quatro principais operações, matérias como geografia, português, história, entre outros. Isto se estenderá por toda a vida estudantil da pessoa.

Normalmente a educação formal é aquela que é oferecida pelo governo ou submetida a ele, já que uma das responsabilidades de qualquer governo, seja ele municipal, estadual ou o federal é prover a educação à população.

Educação Não Formal

É toda atividade sistemática e organizada, que acontece fora do quadro do formal da educação, para dessa forma promover certos tipos de aprendizagem a determinados grupos de uma população, sejam as crianças ou os adultos.

Podemos citar como exemplo a alfabetização em casa, a formação dos jovens não escolarizados, programas diferentes de desenvolvimento comunitário incluindo uma educação no domínio da nutrição, saúde, entre outros campos, a realização profissional ocorrida fora da escola, entre vários outros fatores.

O aprendizado adquirido em casa, junto com o convívio dos pais, tios, irmãos, vizinhos, amigos, igreja e outros também pode ser considerado como um tipo de educação informal.


Clique Aqui e Faça uma nova Pergunta



// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Perguntaria   //   Política de Privacidade