Quais os tipos de aposentadoria que existem no Brasil?

Home » Utilidade Pública

Quais são as formas pelas quais uma pessoa pode se aposentar no Brasil? Tipo, por invalidez, idade, etc. Existem regras específicas para cada tipo de aposentadoria e uso das mesmas? Quem é responsável pelo pagamento dos aposentados no Brasil?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

A previdência social é o ministério do governo que cuida do pagamento das aposentadorias, bem como estabelece regras para a concessão dos benefícios à pessoas que gozam dos direitos estabelecidos. Há pelo menos 4 tipos de aposentadorias no Brasil, contudo existem outros tipos de benefícios como é o caso dos auxílios, pensões e salário-família quem não entra é o caso. Os tipos de aposentadoria da Previdência Social são: especial, invalidez, idade e tempo de serviço.

Especial

Este tipo de aposentadoria é concedido em situações especiais e para pessoas que trabalharam com exposição a condições prejudiciais à saúde. Mas há outras exigências, como o tempo mínimo de contribuição e a comprovação de que trabalho de alguma forma exposto a condições prejudiciais que pode ser física, química, biológicos e outros.

Invalidez

Este tipo de aposentadoria é concedido a pessoas que sofreram acidades no trabalho ou foram afetados de doença que o impede de desempenhar seu trabalho e garantir seu sustento. Nesse caso é necessária a perícia médica para comprovar a situação de incapacidade da volta ao trabalho.

Idade

A aposentadoria por idade é destinada a pessoas que contribuíram para a previdência social por pelo menos 15 anos e que tenham 65 anos de idade para homens e 60 anos de idade para mulheres. A regra para os trabalhadores rurais são de 60 anos para homem e 55 para mulheres.

Tempo de serviço

Já este caso é bastante variável as suas regras, pois ele pode ser proporcional ou integral. Geralmente pode aposentar com 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres, isto para integral. A forma proporcional pode ser feita a partir de 53 anos de idade para homens com 30 anos de contribuição e 48 para mulheres com 25 anos de contribuição.

Para as informações detalhadas consulte aqui: http://www.previdencia.gov.br/

 


Clique Aqui e Faça uma nova Pergunta



// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Perguntaria   //   Política de Privacidade