Diferença entre associação, cooperativa, sindicato e fundação

Home » Utilidade Pública

Qual é a diferença entre os termos associação e cooperativa ou ainda entre os termos sindicato e fundação.

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Confira neste artigo as principais diferenças entre associação, cooperativa, sindicato e fundação, além de suas características e definições.Associação

Associação

Associação é uma organização que é o resultado da reunião legal entre dois ou mais indivíduos, com ou sem personalidade jurídica, com a concretização de uma meta em comum. Vale citar que as associações contam com vários tipos, que podem ser associações com personalidade jurídica e associações sem personalidade jurídica ou comissões.

Cooperativa

Cooperativismo é a doutrina que preconiza a associação e a colaboração de indivíduos ou grupos com os mesmos interesses, com o objetivo de conseguir vantagens comuns em suas práticas econômicas. Vale citar que o associacionismo cooperativista tem como função o progresso social da cooperação e da ajuda mútua de acordo com o qual aqueles se encontram no mesmo caso desvantajoso de competição conseguem, por meio da soma de esforços, garantir assim a sobrevivência.

Como um fato econômico, saiba que o cooperativismo atua com a meta de diminuir os custos de produção, e conseguir melhores condições de prazo e preço, para edificar as instalações de utilização comum, e dessa maneira interferir no sistema em vigor, em busca de alternativas a suas soluções e métodos. Saiba que as cooperativas se dividem em três tipos, sendo as de consumo, as de produção e as de crédito.

Sindicato

Sindicato é uma agremiação que foi fundada para a defesa comum dos interesses de seus associados. Vale ressaltar que os tipos mais comuns de sindicatos são os representantes de modalidades profissionais, mais populares como os sindicatos laborais ou de trabalhadores, além dos sindicatos de classes econômicas, conhecidos como sindicatos empresariais ou patronais.

É interessante citar que o sindicalismo tem a sua origem nas corporações de ofício na Europa medieval. Durante a época da revolução francesa, diversas ideias apareceram com o estímulo à aprovação de leis proibitivas à prática sindical. Mas, as organizações sindicais, contudo, se reergueram de forma clandestina no século XIX. No Reino Unido, no ano de 1871, e na França, em 1884, foi finalmente reconhecida a legalidade dos sindicatos e associações.

Fundação

Uma fundação é definida como um fundo autônomo, que tem como objetivo uma ação e ou uma operação, estabelecida em seus estatutos. Vale ressaltar que função é diferente do cooperativismo, já que é impessoal, com o sentido de sua operacionalização, o que pode alterar a sua operacionalização e ou ampliá-la, sempre de conformidade com a lei. De uma forma geral, a fundação é caracterizada como pessoa jurídica que compreende a organização de um patrimônio, mas sem titular, sócios ou proprietário.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Associação

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cooperativismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sindicato

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fundação_(instituição)


Clique Aqui e Faça uma nova Pergunta



// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Perguntaria   //   Política de Privacidade