Como saber se um curso superior é reconhecido pelo MEC?

Home » Cursos Superiores

Existe como saber se um curso superior é reconhecido pelo Ministério da Educação - MEC? Existe algum site onde qualquer pessoa possa consultar a relação desses cursos e sua situação perante o MEC. Se sim, qual o site e os passos que precisam ser feitos para verificar essa informação?

PG - PG


// Melhor Resposta

Sim, existe como obter esta informação online. Antes, porém é preciso entender algumas coisas.

1º O reconhecimento de um curso superior ocorre após pelo menos 50% da carga horária ser concluída. Isto para a primeira turma, obviamente. Então se for a primeira turma de um curso é bem possível que ele constará ainda como não reconhecido, o que não significa que eles esteja irregular, mas que talvez ainda não tenha sido concluído todas as exigências para o reconhecimento.

2º Um curso superior precisa ser primeiramente autorizado e este é um procedimento mais importante que o reconhecimento, pois caso não seja autorizado, significa que perante o MEC ele está irregular. Claro que seria necessário descobrir porque não consta como autorizado, pois pode estar em processo de autorização.

Como saber se um curso é reconhecido?

Para saber se determinado curso superior é reconhecido e/ou autorizado pelo Ministério da Educação, siga os passos abaixo conforme mostra este breve tutorial:

1. Acesse o site do MEC: http://emec.mec.gov.br.

2. Entre na opção Consulta Avançada, informe o nome do curso e estabeleça os filtros que desejar, como a cidade, a modalidade, o grau e a situação, por exemplo:

3. Depois que fizer a busca veja os resultados exibidos na tabela no rodapé da página e clique na instituição que deseja:

4. Alguns cursos podem estar disponíveis em mais de uma localidade ou modalidade, então é importante informar qual deles você quer consultar:

5. E por fim será mostrado as informações do curso escolhido e sua situação no MEC, dentre essas informações consta a autorização e o reconhecimento, se houver.

Perguntaria -



// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


 

2013   //   Perguntaria   //   Política de Privacidade